quinta-feira, 14 de abril de 2011

EXTRAÍDO SEM MODIFICAÇÕES DO BLOG INTERLIGADO

Processos contra blogueiros e personalidades repercutem em Chapadinha


Algo tem chamado atenção dos Chapadinhenses nos últimos dias, a onda de processos contra blogueiros e personalidades do município.

Depois de uma ação coletiva contra 04 blogueiros, sendo três de Chapadinha e um de São Luís, o jornalista Luís Cardoso, uma nova ação movida pelo promotor de justiça da comarca de Chapadinha Fábio Meneses de Miranda, tem causado grande repercussão nas rodas de conversa da cidade.

A primeira ação contra os blogueiros se deu em virtude da veiculação de comentários ofensivos a honra da instituição e seus membros, ato reconhecido e retratado por todos os envolvidos no episódio. A audiência una de conciliação com todos os citados foi realizada recentemente. Apesar da gravidade da situação a problemática foi solucionada sem maiores consequências.

Agora 02 processos chamam a atenção de todos, um contra o professor Enedilson Oliveira (poeta da cidadania), o qual também mantém um blog na internet (Chapadinha Anúncios), e outro contra o parlamentar Marcelo Menezes, polêmico por sua posição contrária ao atual governo.

Marcelo já teria feito diversas denúncias contra a gestão do ex-prefeito e sua sucessora, tornando público em seus discursos na câmara, os verdadeiros devaneios e absurdos cometidos, desde a administração Magno Bacelar.

Na imagem o promotor Fabio Meneses
e o blogueiro Enedilson

No primeiro caso a situação teria alcançado o extremo, havendo inclusive comparecimento do réu (Enedilson Oliveira), na delegacia regional de Polícia Civil. O motivo seria a publicação de um texto intitulado “MONÓLOGO DE UM POLÍTICO CORRUPTO”.

Até agora Enedilson Oliveira já teria recebido duas intimações para comparecer a delegacia regional. Em sua página ele relata a preocupação com possível constrangimento por conta da opinião pública, em especial de seus vizinhos e familiares, ao notar as repetidas visitas policiais a sua residência.

Logo que recebeu o mandato de citação Enedilson o tornou público por meio de uma publicação em seu blog. A atitude parece ter irritado o promotor Fabio Meneses, que de imediato mandou intimá-lo. (Veja AQUI o texto publicado).

Em relação ao parlamentar Marcelo Menezes a ação estaria sendo movida pelos dois promotores da comarca de Chapadinha, Fabio Meneses e Douglas Assunção Norjosa.
Marcelo Menezes em discurso na
câmara municipal

A ação contra o parlamentar seria em virtude de constantes cobranças e comentários publicados em sua página, que questionam o trabalho do Ministério Público de nossa cidade. Os promotores atribuiram a causa o valor de R$ 20.000,00 como indenização.

Segundo o parlamentar na ação está destacada trechos de publicações onde ele faz o questionamento: “Cadê o Ministério Público?”, dentre outros que para ele são apenas cobranças que podem ser feitas por qualquer cidadão, haja vista que o Ministério Público é uma instituição pública, oriunda do recolhimento dos impostos pagos pelo povo.

A audiência do parlamentar está marcada para o próximo dia 27.

Em meio a opiniões diversas, onde alguns colocam que a ação dos membros do Ministério Público é válida, por conta da necessidade de um maior controle nas atitudes dos blogueiros locais, outros vêem a situação como uma “afronta” ou tentativa de amordaçar a liberdade de expressão e pensamento.

Antenor Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário